top of page

Nossa Hitória

Na década de 80, moradores de rua de São Paulo - SP e Belo Horizonte - MG começaram a se reunir pra lutar por seus direitos. Esta movimentação foi ganhando corpo e começou a ganhar força em outras cidades do Brasil, tais como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Paraná, Fortaleza e Juiz de Fora; No ano de 2004, a partir de um episódio infeliz, uma chacina deflagrada contra moradores de rua na cidade de São Paulo, o Movimento começou a ter mais força e consistência. Neste fato ocorrido foi erguida a bandeira do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).

Em Salvador, já existiam militantes atuando junto ao MNPR, foi então que decidiram em fundar mais um núcleo, agregando forças ao Movimento Nacional. Em 21 de setembro de 2010, foi realizado um evento no qual participaram aproximadamente 120 moradores em situação de rua, além de entidades amigas e integrantes da coordenação nacional do MNPR, Dessa forma nasceu o Movimento da População de Rua de Salvador (MPRSA). As primeiras reuniões do Movimento foram feitas na ruas e logo depois em espaços cedidos pelas entidades amigas. Em julho de 2010, o Movimento junto a Congregação Franciscana conquista a Sede, consolidando assim uma referência na luta da população em situação de rua.

O Movimento desfruta do apoio ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e da atual presidente Dilma Rousseff. O primeiro assinou em um dos encontros anuais que manteve com os moradores de rua e os catadores de material reciclável, o decreto da Política Nacional para a população em situação de rua, e informou no encontro de 23 de dezembro de 2010, que a presidente daria seguimento ao compromisso estabelecido com a população e os catadores.

Portanto o trabalho desenvolvido pelo Movimento da População de Rua tem como objetivo construir uma rede que facilite o diálogo com o órgãos responsáveis (federais, estaduais e municipais). Através desse diálogo, os militantes do MPRSA poderão expor seus problemas e propor soluções para questões primárias e fundamentais como o direito a habitação, saúde, educação, trabalho e lazer, através de políticas públicas para a população em situação de rua.

bottom of page